Buscar
  • robsoncardoso9

Acompanhamento Escolar, é preciso?

Os detalhes desta modalidade são explicados pelos professores da Esquema Pro!


O mundo vivendo uma crise pandêmica mundial, pais em home office, mistura de trabalho, com atribuições do lar, filhos e irmãos habitando o mesmo espaço ao mesmo tempo e a loucura é generalizada! Não se faz ou se dá a atenção devida para nenhuma das áreas e o emocional fica abalado!

Crianças e adolescentes são prejudicados por conta de um distanciamento das relações professor-aluno, com tarefas maçantes, vídeo-aulas sem interatividade e não somente o sono, mas as distrações que fazem a cabeça viajar a todo momento...

Os pais sentem o peso de metas e prazos junto dos afazeres domésticos que se misturam e acabam tomando parte da eficiência pelo rearranjo de coisas, lugares ou posições. Mesmo quando um vai pro escritório ou empresa e o outro fica, parecem que estão deslocados. Nisso, os ritmos de aprendizado e desenvolvimento pessoal entre as pessoas tornam-se confusos, lentos e são prejudicados! Muitos são os problemas que corroboram para isso! Com aulas intermináveis, vídeo-aulas extensas, tarefas e mais atividades sem supervisão, trabalhos e questões sem a orientação devida, torna o aprender em uma correria contra o tempo para poder passar todo o conteúdo planejado pela escola, ficando difícil acompanhar o progresso de ensino para cada aluno e suas particularidades.

São estas adaptações que as escolas e as famílias estão se ocupando em fazer ou alcançar, as responsáveis pelo grau de defasagem escolar, os desníveis educacionais entre alunos que possuem ritmos de aprendizagens e deixam outros com alguma dificuldade nisso. Um agravante poderia ser a ausência de relacionamento, com qualidade, dos pais para com com os filhos! Em suma, estes fatores geram consequências no âmbito escolar, que têm como consequências prejuízos epistemológicos (cognitivos) ,sociais e emocionais que os acompanham por toda a vida.


Quais as alternativas?

Mudar o rumo do cotidiano é necessário e preciso! Hábitos saudáveis, intervenções na escrita, seleção fina das leituras, criar situações-problema que envolvam as crianças, fazem parte desta mudança! Avaliações, acompanhamento de profissionais, professores dispostos e um ambiente acolhedor, propício aos estudos, com certeza poderão oferecer um diagnóstico mais preciso dessas dificuldade e então, desenvolver trabalhos direcionados para as demandas específicas!

Avaliações e profissionais específicos são os caminhos mais curtos, como neuropedagogos, psicopedagogos e outros, porém, qual o valor ou preço disso? E a manutenção para o acompanhamento destes profissionais? Materiais ou sistemas apostilados, professores particulares e jogos específicos também atuam no processo de aprendizagem, mas não corroboram para a solução no bolso! Assim, o reforço escolar pode ser a solução mais acessível e viável para famílias que necessitam de um acompanhamento escolar! Uma instituição que tire os filhos de casa, tenha ordem e não bagunça, quebre a zona de conforto e o melhor, oriente os estudos através de professores, criando uma mediação entre a matéria e o aluno!

Tendo a relação de confiança entre aluno e professor, uma metodologia que entende o professor como ponte entre o estudante e o conhecimento, será possível romper as desigualdades de raciocínio das crianças e contribuir com o processo de ensino-aprendizagem, de forma acessível, com uma linguagem adaptada à faixa etária dos estudantes, promovendo o conhecimento que hoje, a barreira de aplicativos governamentais, as vídeo-aulas chatas, estão afastando-os.


Acompanhamento Escolar!

Um acompanhamento escolar que se preze, deve oferecer uma atenção individual ao estudante, não olhando para ele como um número, apenas mais um, ou um produto igual à massa de alunos, mas ser diferente daquilo que ele encontra na escola, das aulas genéricas da escola, ou quando muito, os professores se dirigem aos alunos , como se fossem comuns, desestimulando-os.

A Instituição Escolar deve também acompanhar essa personalização do reforço escolar, sendo um espaço aberto para a criatividade, um ambiente com desafios, pessoas animadas que são entusiastas da Educação, para assim, os alunos aprenderem brincando. Para mensurar o impacto que um reforço escolar tem, é necessário também trabalhar a postura, a atitude, o ânimo do estudante em relação ao preparo! O pegar no lápis, a organização da mesa, o detalhe da pronúncia, a atenção nas casas decimais, para que haja um pragmatismo naquilo que se aprende, mas que seja prazeroso ao aluno que passará a ser autodidata, independente e atuante sobre o que se ensina! Não há vitória no desempenho dos alunos, senão na interação dos alunos com o professor, um profissional treinado e preparado para isto, e então, do professor com os responsáveis pelo estudante! Logo, o planejamento, a métrica, a consideração pelo perfil do aluno (visual, audível ou sinestésico) do professor e da instituição, proporcionará aulas, avaliações, atividades para serem, de fato, um diferencial. Em Ribeirão Preto, você já conta com isso!

Se as condições não permitem a equipe ou as condições acima, opte pela Esquema Pro e o seu novo programa de ensino voltado para as crianças, o ESQUEMINHA! Ampliando a inovação de como aprender a aprender em Ribeirão Preto, a escola acostumada a treinar jovens e adultos para o Enem e para o Vestibular, agora traz sua equipe e conhecimento para esta faixa etária!

Salas de aula climatizada, cadeiras almofadadas, lousas grandes, professores animados e um programa que reforça o aprendizado da escola, acompanhando os alunos para as bases do conhecimento, de maneira natural, direta e sem o peso de uma instituição ou do compromisso com as provas, mas sim com o aprendizado, a Esquema Pro trabalhará com as 4 operações matemáticas, intepretação de textos, com os professores incríveis e preparados para a missão de oferecer o que a escola não oferece hoje, infelizmente!

O programa oferecerá 3 faixas etárias: 7 e 8; 9 e 10; 11 e 12 anos, nas matérias de matemática, português, ciências, história e geografia! Por isso, ao invés de deixar os filhos em casa a mercê das vídeo-aulas, traga seus filhos na Esquema Pro para deixarem de ser alunos e se tornarem estudantes!

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo