Buscar
  • Ludmila Proença

EJA e ENCCEJA, quais as diferenças? Entenda!

A Esquema Pro traz um cursinho intensivo que prepara você das inscrições até o dia da prova! A hora é agora e as inscrições estão acabando!

Para aquelas pessoas que não acabaram os estudos na idade ideal, por ter que trabalhar ou qualquer outro motivo especial, agora elas têm algumas opções para conseguir o certificado de conclusão dos estudos: a Educação de Jovens e Adultos, famoso EJA, e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, conhecido como ENCCEJA!

Neste texto vamos explicar as PRINCIPAIS DIFERENÇAS e você fica por dentro desta oportunidade de conseguir um crescimento profissional, um desenvolvimento dos seus conhecimentos e a conclusão dos estudos. O EJA é um curso na modalidade presencial, com atividades, tarefas, provas e trabalhos em grupos feitos na escola públicas que você tem que ir todos os dias e depende de sua nota para poder se graduar. No EJA e no ENCCEJA, a idade mínima para concluir o Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), é de 15 anos! Para concluir o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano), a idade mínima é de 18 anos até o dia da prova.

Aqui começam as diferenças: o EJA é presencial, como dito e, é dividido em etapas, e cada módulo têm a duração de 6 meses cada um, funcionando como equivalente aos anos e séries do ensino normal. As aulas são diárias, de segunda à sexta-feira e o são quatro horas de duração. Isto quer dizer que o aluno precisa ir para a escola todos os dias, dificultando para quem trabalho ou tem filhos em casa. Uma solução é o ENCCEJA, porque quem é aprovado numa simples prova, recebe um certificado verdadeiro, emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), por exemplo, os Institutos Federais e Secretarias Estaduais de Educação.

Um benefício da modalidade ENCCEJA, é que o aluno pode realizá-la todo ano, não importando a série em que parou de estudar. Basta somente uma prova, voluntariamente e gratuita.

Detalhes: No ENCCEJA, são 4 provas por exame, compondo quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas do Encceja obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, e são aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino, e o candidato escolhe quais provas fazer, sendo:

NO ENSINO FUNDAMENTAL -

  • Ciências Naturais;

  • Matemática;

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;

  • História e Geografia.

NO ENSINO MÉDIO -

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);

  • Matemática e suas Tecnologias;

  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Um detalhe bacana é que caso o candidato tenha sido aprovado em 3 das 4 provas, no ano seguinte ele precisará apenas, a prova da disciplina que ele foi reprovado, facilitando ainda mais a preparação.

As inscrições podem ser feitas na página oficial do Encceja: http://enccejanacional.inep.gov.br/ . A prova deste ano será dia 25 de abril!

Observação: Lembrando que em tempos de pandemia, vivemos uma situação ímpar na história da prova, criada em 2017, isto é, o exame de 2020 não aconteceu e foi adiado para abril deste ano (2021), o que não nos deixa saber se teremos outra edição neste ano. Assim, QUEM PERDER ESTA OPORTUNIDADE, somente poderá concluir seus estudo através do ENCCEJA, em 2022, perto de outubro ou dezembro.


Concluindo: A pessoa que quer terminar seus estudos deve optar entre o EJA e o ENCCEJA, sendo que o primeiro é presencial e tem todas as atividades de uma curso regular, como atividades, tarefas, provas e trabalhos e, no ENCCEJA, a pessoa se prepara da forma como quiser e realiza apenas um exame. Vale a pena tirar o atraso, se preparar legal e buscar seus objetivos, concluindo seus estudos.

Com certeza o apoio de familiares e amigos é importante, pois muitas pessoas têm vergonha e medo, mas na Esquema Pró, o candidato conta com uma estrutura nova, cadeiras almofadadas, salas climatizadas e professores fantásticos que facilitam a adaptação de quem não estuda há tempos!

DIFERENCIAIS: Com preços acessíveis, uma localização de fácil acesso e com muitas possibilidades de estacionamento, o candidato se sente acolhido por nossa equipe e faz o cursinho na Esquema Pro até o dia anterior à prova!

Um cursinho intensivo começando agora em janeiro e indo até ao dia 24 de abril para que os conteúdos ainda estejam frescos na memória e o candidato vença seu orgulho e sua tensão, para arrasar na prova e concluir seus estudos!

E um detalhe hein: a pessoa que quiser terminar seus estudos, estuda com a gente, faz o ENCCEJA, passa na prova, volta, faz um cursinho para o ENEM aqui conosco também e, já em 2022, começa uma faculdade! UMA OPORTUNIDADE! Venha para a Esquema Pro!



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Estação de estudos 

16 3235-4900

16 99741-0984

Av. Dom Pedro I, 269 
Bairro: Ipiranga 
Ribeirão Preto - SP

Av. Dom Pedro I, 269 
Bairro: Ipiranga 
Ribeirão Preto - SP

  • Instagram
  • Facebook

Contato

© 2020 by Esquema Pro | ENEM | PRÉ VESTIBULAR | ENCCEJA

  • Whatsapp Esquema Pro