Buscar
  • robsoncardoso9

Manual do ENEM! Prepare-se bem!

Trazendo detalhes, marcando posição dentro da área e mandando pro espaço, os traumas de quem tem medo do Enem, a Esquema Pro o detalha para você! O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, foi uma forma que o Governo Federal encontrou, em 1998, de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica (que compreende toda a Educação brasileira até o Ensino Médio), além de possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

mudou e se desenvolveu constantemente, aperfeiçoando gradativamente sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à Educação Superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (famoso Sisu), do Programa Universidade para Todos ( conhecido como ProUni) e de convênios com faculdades portuguesas. Os participantes do Enem também podem conseguir, através de sua pontuação no exame, financiamentos estudantis em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil ( chamado Fies). Contextualizando a Prova

Você sabia que o ENEM é composto de múltiplas questões de diversos assuntos? Ok, fácil! Mas sabia que a divisão das 180 questões do exame é feita da seguinte maneira?

São questões contextuais dos conceitos de cada disciplina com a realidade do aluno, separadas em:

  • 45 questões da área Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;

  • 45 questões da área Ciências Humanas e suas Tecnologias;

  • 45 questões da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

  • 45 questões da área de Matemática e suas Tecnologias.

  • Uma parte fundamental do ENEM é a temida REDAÇÃO! Ela sozinha vale 1000 pontos e não deve, de forma alguma, ser entregue em branco!

O que mais cai?

Bem, são diversos assuntos e conceitos que podem ser abordados e as questões são escolhidas a partir de um banco de questões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (ilustre INEP), que constante

mente abastece este banco. As questões são testadas em grupos de estudantes, antecipadamente, e através deles, é classificada sua dificuldade, o que garante a composição de provas do exame em diversos níveis de aplicação.

E o que mais cai em cada disciplina é uma mescla destas questões, então, confira uma análise das provas até 2019:

1-) História

1º lugar: 2ª Guerra Mundial (13,6%);

2º lugar: 2º Reinado (12,3%);

3º lugar: Governos pós-regime militar (12,3%);

4º lugar: Era Vargas (11,1%);

5º lugar: A República Velha (9,9%); 2-) Filosofia

1º lugar: Aristóteles e escola helenística (18,8%);

2º lugar: Racionalismo moderno (18,8%);

3º lugar: Escola sofística, Sócrates e Platão (12,5%);

4º lugar: Filosofia Contemporânea (12,4%);

5º lugar: Escola de Frankfurt (9,4%); 3-) Sociologia

1º lugar: Sociologia contemporânea (28,6%);

2º lugar: Cidadania (14,3%);

3º lugar: Cultura e educação (14,3%);

4º lugar: Capitalismo (7,1%);

5º lugar: Economia e sociedade (7,1%); 4-) Biologia

1º lugar: Sistema imunitário (9,9%) ;

2º lugar: Ecossistema (8,5%);

3º lugar: Fundamentos da Ecologia (8,5%);

4º lugar: DNA e RNA (5,6%);

5º lugar: Genética (5,6%); 5-) Química

1º lugar: Ligações químicas, polaridade e forças (13,4%);

2º lugar: Reações orgânicas (11%);

3º lugar: Compostos orgânicos (9,8%);

4º lugar: Eletroquímica (8,5%);

5º lugar: Leis ponderais e estequiometria (8,5%);

6-) Física

1º lugar: Acústica (11%);

2º lugar: Energia, trabalho e potência (8,2%);

3º lugar: Resistores (8,2%);

4º lugar: Calorimetria (5,5%);

5º lugar: Impulso, quantidade de movimento e análise dimensional (5,5%); 7-) Língua Portuguesa e Literatura

1º lugar: Tendências contemporâneas (28%);

2º lugar: Estrutura e formação das palavras (21%);

3º lugar: Pontuação (10%);

4º lugar: Classe de palavras (7%);

5º lugar: Verbo (7%);

8-) Português e Interpretação

1º lugar: Textualidade (31%);

2º lugar: Tipos de texto (19%);

3º lugar: Análise da pessoa, do espaço e do tempo; (14%);

4º lugar: Funções da linguagem (13%);

5º lugar: Narratividade (9%);

9-) Artes

1º lugar: Arte Contemporânea (60%);

2º lugar: Arte nos séculos XV e XVI (10%);

3º lugar: Elementos básicos das Artes Plásticas (10%);

4º lugar: Elementos básicos de Música (10%);

5º lugar: Música no século XX (5%);

10-) Matemática

1º lugar: Problemas de 1º e 2º graus (17%);

2º lugar: Grandezas proporcionais e médias algébricas (14%);

3º lugar: Porcentagem e Matemática Financeira (11%);

4º lugar: Funções (6%) ;

5º lugar: Noções básicas de Estatística (6%);

Cuidado com os chutes

O ENEM utiliza um método chamado Teoria de Resposta ao Item (vulgo TRI), que modifica a pontuação da prova, conforme os acertos feitos pelo estudante, evitando chutes e até mesmo, impossibilitando uma maior pontuação para aqueles que marcam só uma letra nas questões. Desta forma, a dica sempre será para acertarem as questões mais fáceis! Garanta o que é fácil e pule ou dê prioridade para as questões mais teóricas. E como funciona o tal do TRI? Bem, as 180 questões do Enem têm níveis FÁCIL, MÉDIO e DIFÍCIL. O algoritmo consegue identificar, pelo padrão de erros e acertos do candidato, se ele

acertou porque, de fato sabia e assim, receberá o ponto inteiro da questão, ou o candidato chutou e não receberá a pontuação cheia. Desta forma, a nota final não depende só do número de acertos, e sim do nível de dificuldade das questões que o estudante acertou e também das que errou.

Jamais deixe uma questão em branco! O chute nestes casos é sempre preferível ao deixar a questão em branco! Quando o candidato deixa uma alternativa sem marcar, ele perde uma chance de ter acertado e, portanto marcado pontos. Deixando em branco, vai zerar os pontos da alternativa.

Previna-se

Chegue cedo, esteja relaxado, procure dormir bem e sem desespero! O que tinha de fazer até então, fora feito aos poucos durante o ano inteiro até a prova! Use a pressão ao seu favor! Não se intimide e tenha tranquilidade de estar só você e a prova!

Geralmente, candidatos que trazem problemas pessoais, problemas de casa e até relacionamentos para a prova, confundem questões simples, e atrapalham em alternativas e perdem pontos até na hora de passarem para o gabarito!

A prova será fácil e difícil para todos e o importante é você fazer a sua parte! Cuida da roupa para a prova, para não sentir frio ou calor demais, para que os calçados não apertem seus pés e hidrate-se! Reserve um tempo para cuidar de você na hora da prova, hora pra ir ao banheiro, ou então, para comer algo!

Lembrando que naquele momento ali, você poderá definir o seu futuro, então, ao contrário do desespero, mude a perspectiva e curta o momento com você no controle!


Garanta-se

Bem como o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento dentro do recinto da prova, estude bem e chegue confiante no exame! Use e abuse da Esquema Pro! O cursinho que é pensado para preparar você!

Muitas instituições na cidade têm preços altos na mensalidade e com o acréscimo de material didático, ficam completamente inviáveis e um absurdo de preços, o que é contrário ao nosso propósito! Nas mensalidades que cabem no seu bolso, incluímos professores fantásticos e preparados, um prédio novo e que acomoda você em cadeiras almofadadas, salas reduzidas com no máximo vinte e três alunos por turma!

Previna-se de rótulos e quebre seu preconceito! Venha estudar se preparar para os vestibulares, para o Enem junto da gente! Não seja número, seja aprovado! Estude na Esquema Pro!

Ligue o quanto antes, fale com nossos consultores educacionais e entenda a prova, os locais, onde os cursos estão disponíveis e saiba que os seus planos, passam por aqui!



17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo