Buscar
  • robsoncardoso9

O que pensa um vestibulando?

Ninguém consegue nada sozinho! Um ótimo cursinho como a Esquema Pro pode fazer a diferença!


Normalmente, junto da adolescência e o começo da fase adulta, vêm as mudanças! Além de constantes o fato de lidar com isso vem acompanhado de escolhas! O mundo não vai parar ou estar em ordem para que tudo isso tenha o seu tempo! A cabeça de um vestibulando passa por isso! Muitas coisas para pensar, decorar umas matérias, entender outras, gravar fórmulas, lembrar datas, e decidir uma carreira! Então, separamos aqui, uma série de perguntas que podem rolar entre os estudantes e com certeza você vai se encontrar!

As comparações são inevitáveis! Tamanho, estilo, jeito e até as formas, são motivos de comparações e nos estudos, a mesma coisa! Eu preciso fazer um cursinho de preparação? “Tenho amigos que apenas estudam sozinhas!” Bom, indicamos cursinhos sim! Pessoas afins, matérias explicadas, professores dispostos e se tiver estrutura, será sempre um passeio e sair de casa, além de ser um costume, vai lhe fazer bem! Quem não faz cursinho, geralmente já o fizeram, têm materiais ou roteiros de estudos ou, podem ser autodidatas, o que, convenhamos, não somos treinados para ser! Certo?

Mas em meio à tanta tecnologia, como me preparar em dez meses? Sim, você ainda tem que dividir tempo com suas músicas, costumes e lazer! É verdade! Mas é preciso estar motivado, colocar sua aprovação no seu horizonte, mentalizar isso, bem como focar nisso! Então, centralizar todas as suas emoções e forças para este fim!

A dica que sempre dou aos meus vestibulandos é, “Leia muito e seja estudante!” O que na prática quer dizer aprender os conceitos no cursinho) e praticar exercícios para fixação, geralmente sozinhos. Não tem um prazo ideal ou algo à risca, mas é preciso ser diário! Eis a fórmula: Leitura + Reflexão + Exercícios = conhecimento


E o que ajudaria a mente nesta caminhada? Não tenha dúvidas que dormir bem, praticar exercícios físicos e uma boa alimentação! Parece óbvio ou simples, não? Mas somente conheço esportes (ou algo que te faça suar) para eliminar a tensão, relaxar e tornar finos, os seus sensores de percepção! Já a alimentação é para você! Com uma alimentação balanceada, não só o corpo, mas o cérebro fica enérgico e

cria-se uma disposição para processar tudo! Gordura demais, doces demais não conseguem preencher a necessidade de nutrientes, vitaminas e fibras que trabalharão ao seu dispor! Pense nisso e não bote tudo a perder por estar calórico demais! Seu fígado ou cabeça lhe avisarão quando passar da conta...

Quando se dorme bem, é possível sedimentar e organizar o que aprendeu e poder recuperar energia para mais! Então, durma bem, durma calmamente e tranquilo! Evite sonecas e crie um hábito para isso, evitando dormir demais ou de menos!

Agora na parte prática, vamos à prova!

A decoreba te levou longe! Trouxe você até aqui! Fez parte de todo o ensino básico da Educação e o estudar no dia anterior, estudar na hora da prova, lhe garantiram alguma segurança, mesmo que no limite mínimo exigido na escola.

Amigos, isto precisa mudar! As questões dos exames, concursos e vestibulares vai exigir de

você alguma reflexão para a aplicação dos conceitos na resolução do exercício! As questões são mais contextualizadas com suas rotinas e mundo ao redor! Inclusive as grandes datas e nomes são dados a você na questão! Logo, usar uma aplicação do conceito será sua missão!

Resumindo de A à Base

É preciso que você esteja inteiro! Concentre todas as suas horas e energia em realizar simulados, refletir sobre o que leu e fazer exercícios! Você terá quatro ou cinco horas para resolver as questões, treinando você e seu cérebro a pensar rápido e afim dentro daquele prazo!

Comece devagar e vai criando o ritmo da prova! Vibre com os acertos e procure entender o porquê de ter errado a questão! Não aceite menos de um número razoável de acertos! Controle-se e lute com o tempo, não contra você! Use os simulados ao seu favor para identificar a questão e seu nível de dificuldade, garantindo as fáceis e tendo a TRI (Teoria de Resposta ao Item) ao seu favor!

Sabendo disso, tente fazer mais testes do que o habitual e perceba sua evolução!

E entre os amigos?

Eu tenho a certeza que alguém de vocês decidiu que este seria o ano de prestar o vestibular, o marco zero, que o vestibular será o caminho, mas após se inscrever, a certeza se desfez, certo? Um outro amigo então, descobriu o EAD e te trouxe dúvidas se um curso presencial ou a distância! Aposto que passou por isso!

Não é possível, mas tudo te leva àquela faculdade, aquele curso e você até sonha com sua rotina lá, mas seu best friend forever não vai pra lá, e agora? Piorou quando a relação candidato/vaga saiu e aquela faculdade lhe pareceu tão mais distante... agora, o ENEM e o Fies já não lhe parecem tão ruins assim! Risos!

Esquecer de pagar a inscrição, achar o dinheiro para tal, poxa, que mágica é esta que quase acontece contigo? Sim, passamos por isso!

Uma raiva para esquecer é como você pôde errar aquela questão tão simples, tão fácil e que na hora, bem... na hora deu branco! Você até quis tacar todos os materiais no lixo, mas lembrou que eles são caros e você precisa deles! Quase...

Já parou para pensar que seu melhor amigo poderia se chamar Google, mas quando pensa que ele é mais inteligente que você, prefere o parceiro (a) de sempre?! Inclusive saber que o seu parsa já até separou a roupa de prova e você pegou a primeira que estava no armário o faz valorizar o computador ou o smartphone de novo!

Chegar cedo ou esperar o portão abrir? Poxa, tanta preparação, planejamento e no dia, quase fica pra fora! Não sabe explicar como, mas a chuva, o carro, o mototáxi, enfim, como quase deu de cara no portão, não é mesmo?

Não sei não, mas conhecendo você, uma raiva passa se chamar “passa pro gabarito” e já sei de outra “comida barulhenta daquele menino”! Acertei? Espera para acabar a prova cedo e ter que se decidir se aqueles 53 minutos para levar o caderno de questão contigo, valerão a pena...

Uma dúvida: porque que chega natal e não chega o dia dos resultados? Maldita segunda fase!

Amigos, isso tudo faz parte! Vamos nos desesperar agora (eu sinceramente espero que não), mas faz parte! Entenda que acontece! Diversas, várias e muitas pessoas, inclusive seus amigos passam por isso! Portanto, use o contratempo para marcar esta fase e mudando de perspectiva, curta isso! Afinal, se queres chegar bem no vestibular, arrasar e conquistar sua vaga, precisará viver tudo isso! Não tem Universidade pública e de qualidade, se não escrever seu nome nisso tudo! Lembre-se e pense nisso!


Agora vai!

Para isso, para essas, conte com o suporte, com a experiência e toda a estrutura de quem quer compartilhar isso com você! Viva o seu sonho junto da Esquema Pro!

Aproveite as inovações e não se preocupe com as mensalidades! Opte por um cursinho que lhe dará segurança, que acrescente em sua jornada e não faça de você só um número! Cresça e apareça no cursinho da Esquema Pro.

Junto do Caio, do Robson, da Ludmila e de todos os professores, seu atendimento é personalizado, as salas são com turmas reduzidas e torceremos com você!

Passando na cabeça a vontade de estudar, então venha conosco! Estamos com você! Foguete não tem ré, então conheça a nave da Esquema Pro e embarque rumo ao sucesso!






16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo