Buscar
  • robsoncardoso9

Qual curso ou faculdade devo escolher?

A hora de escolher um curso ou faculdade, pode ser aterrorizante! Mas não precisa ser assim! Vem pro Esquema! A fase final da adolescência é datada de muitos desafios! Um deles, escolher a carreira profissional e então, o curso ou a faculdade para tal missão! Para alguns, o sonho de criança, para outros, o desejo da família e, para bem poucos, a confirmação da aptidão! Não tem fórmula ou caminho mágico e o único método viável para o caminho a ser praticado por toda a vida é: colher informações! Pesquisar em tudo, com tudo, com todos e onde puder! Assim, fale com um consultor educacional da Esquema Pro!

Sou das Exatas? Se você é apaixonado por números, cálculos, fórmulas e tem fácil poder de abstração, os cursos que têm em sua base a química, a física e a matemática, têm a sua atenção! São matérias que conversam entre si, estão presentes em diversas áreas da nossa vida e podem ser aplicadas facilmente no mundo corporativo!

Não basta apenas gostar de exatas, é preciso entender que estas ciências colaboram com o mundo desde que o mundo é mundo e, assim, colocar a teoria à prática que é o desafio! Pois nas empresas, cursos como "matemática aplicada aos negócios"; "robótica"; ou até mesmo na área da tecnologia da informação, as linguagens dos computadores, são necessárias que as fórmulas saiam do papel, resolvam problemas do financeiro, criem alternativas comerciais e ou, solucionem casos de clientes... Sou das Humanas? Geralmente quer entender como aquilo que lhe passa na rua, leu ou viu no jornal, ou ainda consegue desafiar a fala de um amigo ou até mesmo sabe se situar entre datas ou nomes? Sim, você valoriza as matérias que estudam a sociedade, entre elas: história, geografia e filosofia.

Cada vez mais é necessária a ideia de pertencimento e por isso, saber as origens, dar sentido às tradições ou reconhecer se os valores e missões das empresas são praticados tem sido o objetivo deste profissional! Ressignificar as estruturas e criar a consciência do que se vive e seus porquês, fazem deste perfil, uma área concorrida no mercado. É preciso muita leitura, confrontar as fontes e acessar locais de pesquisa que deem a oportunidade de mensurar a importância de algo ou de alguém, externamente... Sou das Biológicas? Sobretudo em um mundo pandêmico , o perfil desta área sabe de sua importância e comprometimento para com o outro! Não somente anatomia, mas entender e gostar de entender organismos e suas funções, fazem com que o profissional desta área seja metódico, pesquisador por natureza, literalmente e goste de biologia, química e ciências.

Um candidato a estes cursos provavelmente encontrará nos laboratórios uma forma quase que perfeita de entender a profissão! O mercado de trabalho geralmente chama profissionais da área de biológicas para reconstrução de hábitos, trato e manutenção do convívio com

animais, conscientização e criação de campanhas para o tratamento de doenças e contágios, bem como nesse perfil, se encaixam os médicos, enfermeiros e os educadores físicos, envolvendo também, a saúde e os esportes...

Mas como saber?

Somente de você ter "os estudos" em seu horizonte, já é uma condição que lhe faz um ser diferente! Acredite, não é a realidade de muitos, sobretudo dos brasileiros! Parabéns! Começaste bem! Primeiro passo é analisar seu histórico escolar, não o do papel, mas do seu jeito na escola! O que gostava mais, o que lhe deixava mais curioso e o que lhe era mais fácil preencher as atividades e tarefas??? Percebe que não são as notas o importante, mas você e a relação com estas matérias que é o importante, já que terá a graduação inteira para desenvolver os métodos!

Depois, comparar as pessoas e os profissionais em ação! Como são as pessoas que você conhece daquela área? Nossa, você viu como aquele ou aquela profissional executa, pensa, faz acontecer na área dela?! Pois bem, como você faria naquela situação? Você acredita que se te ensinarem, você dará conta ou teria aquela perícia para realizar tal ato? Pense nisso! E qual a melhor escolha que posso fazer?

Uma vez que falamos do autoconhecimento da pesquisa sobre a carreira e o profissional, bora para as aptidões! Obviamente que, como você, quem tem este perfil e gosta destas matérias, também se dão bem e também tem foco nestas disciplinas, então, como fazer a diferença?

Pesquisar o lugar, as matérias (a grade do curso, junto das ementas e do gabarito dos professores), tudo aquilo parece ser importante? Faz sentido para você? Cabe no seu bolso e a rotina seria legal? Agora explique isso para um parente ou amigo próximo, soou legal? O que influenciou você até ali, pode e deve contar muito, seja um professor, um filme, um livro, alguém, enfim, uma parte do caminho já andado e que facilitará sua continuidade neste caminho! Agora veja-se trabalhando naquilo! Uma pessoa tímida, introvertida trabalhando com vendas? Uma pessoa desastrada e estrambelhada num laboratório? Um claustrofóbico trabalhando em baias? Como é a rotina, quais as funções, por onde anda e com quem fala um profissional do cargo desejado?

Outro passo é saber o onde! Passada a anamnese, onde fica este curso? O campus tem cara de quê? Morar lá seria viável? Pagar aquela faculdade ou rotina é plausível para você ou sua família? Quais os benefícios e como alcançar estes benefícios naquela instituição? Aquela faculdade têm auxílios? Não se desespere! Comece pelo básico! Calma! São apenas 2 opções: Faculdade privada ou Faculdade Pública! Agora é a fase do autoconhecimento e da anamnese! Respire, olhe para dentro e depois, no que faz mais sentido para você, a rotina, o mercado, o trabalho em si!

Pronto, faça sua inscrição na Esquema Pro, prepare-se para o vestibular, chegue forte no Enem, e escolha a melhor opção de curso e faculdade! A Esquema Pro, ajuda você a encarar esse desafio! Com a ajuda de consultores especializados em universidades, indicaremos qual o melhor caminho de acordo com a sua escolha. Só não deixe para depois! Garanta sua vaga, apronte-se para uma estrutura nova e pensada no conforto do estudante e que, obviamente, em pleno século XXI, tenha turma reduzida e venha logo para a Esquema Pro! Se os professores podem fazer a diferença, influenciando você, então, o prazo pode ser curto! São apenas 5 salas com 25 alunos por turma! Em nossos cursinhos, o lugar é privilegiado, com ônibus indo e vindo a todo momento, muitas opções de vaga para estacionar e os colaboradores são excepcionais! A Esquema Pro está com você! Muito preparo, ótimos estudos e parcelas que Cabem no seu bolso, é só aqui, onde passa o seu projeto: Esquema Pro!



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo