Buscar
  • robsoncardoso9

Sisu & Fies, Como e Quando?

Programas do Governo Federal que ligam você às Universidades Públicas, como a Esquema Pro, que facilita sua aprovação.


O ano é de crise mundial e a pandemia é geral, não tenha dúvidas! Um microrganismo que invade nosso sistema e acaba prejudicando nosso aparato imunológico, nos deixando sem ar! É assim, quase que sufocados, que milhões de jovens entre 16 e 19 anos ficam todos os anos quando se deparam com os vestibulares!

Essa metáfora entre o vírus do Corona Vírus e as Provas de Vestibulares com certeza se equivalem, uma vez que podem definir o futuro de muitas pessoas! É preocupante e vale

mencionar os esforços coletivos para a solução desses casos, na esperança de que todos estejam bem ao final dos processos.

Se por um lado o governo se empenha em controlar o contágio, oferecer alternativas às redes públicas quanto ao atendimento e tratamento dos contaminados, do outro, o governo criou ferramentas que proporcionam uma seleção de abrangência nacional para vagas no Ensino Superior.

Na Saúde, a intervenção vem da tecnologia e dos profissionais de saúde no coletivo, medidas sanitárias e por fim, a vacina; já na Educação, os instrumentos de apoio se dão também no campo da tecnologia, mas o trabalho é individual, único, do estudante. Os cursinhos pré-vestibulares são o remédio para esta agonia! Momento de reflexões, ambiente propício para amizades e estudo por vontade própria!


Conheça o SISU!

A sigla SISU significa: Sistema de Seleção Unificada, é um programa desenvolvido pelo MEC que já deu oportunidade a muitos jovens e adultos, de ingressarem em uma universidade ou instituição pública.

O Sisu não é de hoje e existe desde 2009 utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio, famoso Enem, com a finalidade de conceder aos estudantes que tiverem os melhores desempenhos (notas), vagas em universidades públicas do país. Isto é, você pode usar a sua pontuação do ENEM para conquistar uma vaga na faculdade desejada através do Sisu.

O Sisu permite você se inscrever diretamente nele, não precisando fazer vestibular e ainda, pode se inscrever em qualquer universidade do país que participe do programa, e a única coisa que vai precisar, é se deslocar até lá, se for aprovado.

Para tudo isso ser possível, é preciso que você tenha prestado a última edição do ENEM, tirar nota maior do que zero na redação do ENEM, e por fim, não ser um treineiro! Desta forma, você está apto para se inscrever!

E sabe o melhor de tudo isso? Estamos falando de um serviço completamente gratuito, cuja inscrição não requer o pagamento de nenhuma taxa em nenhuma etapa! O login de acesso é direto no site do Governo, mediante uma "conta gov.br". Se você ainda não possui uma conta gov.br, não perca tempo e clique aqui para criar sua conta.

O processo todo informatizado conta com até duas opções de curso, avaliação da sua nota no ENEM e, o candidato pode mudar as opções de curso conforme inscrições, inclusive acompanhando as notas de corte (nota mínima baseada no número de vagas e de candidatos para estar entre os selecionados daquele curso), onde diariamente, conforme modalidade e concorrência, a nota de corte vai se alterando. Depois, caso for selecionado, ir fazer a matrícula, senão, ficando na lista de espera, escolher uma opção e manifestar interesse.

Para o ano de 2020, as inscrições desta rodada foram de 7 a 10 de julho, com a chamada regular em 14 de julho, encerrando no dia 21 de julho, o prazo para a lista de espera. As matrículas começaram no dia 16 de julho para os convocados, indo até dia 21 e no dia 30 do mesmo mês, encerraram as convocações das listas todas. O Sisu geralmente acontece em janeiro, mas devido a pandemia, o cronograma todo alterado, agora tem previsão para sair o edital em março, com as inscrições provavelmente em abril. Com isso, muitas alterações vão acontecer, como o caso de instituições não aderirem a processo (este ano), inclusive poder usar as notas do ENEM de edições anteriores. Por dentro do FIES! O Fundo de Financiamento Estudantil, sigla para FIES, é também um programa do governo, criado em 2001, para financiar os estudos de candidatos em instituições de ensino superior não gratuito. O programa consegue criar modelos de financiamento para estudantes, em várias modalidades, a juros zeros para pessoas de baixa renda e, em escala variante conforme a renda da família para outros candidatos.

Para se inscrever no programa é bem simples e direto! Basta acessar o fies.mec.gov.br, clicando na opção "inscrição" e assim, conforme explicado acima no SISU, o candidato deve ter uma conta "gov.br".

O site é bem intuitivo, as páginas explicam bem as situações e colocando seus dados para cadastro, há um questionário e pronto! Os próximos passos são considerar os cursos e as faculdades para que o sistema possa lhe conceder os planos do financiamento. São até 3 opções de cursos e de instituições que se pode escolher nos grupos de preferência. O cronograma do Fies já está em vigência, para o primeiro semestre, isto é, as inscrições feitas de 26 a 29 de janeiro, aguardam resultados dos pré-selecionados, de 3 a 5 de fevereiro. Enquanto isso, de 4 a 8 de fevereiro, ocorrem as complementações de informações dos candidatos para que, de 4 a 18 de março, as listas de espera possam rodar! O importante é estudar!

Seja aluno do ensino médio, pessoas que têm sonhos, profissionais que querem mexer ou mudar de carreira, nosso propósito é proporcionar aos alunos um ambiente favorável de estudo e de aprendizado, com turmas reduzidas e metodologia própria, para que suas chances de ingresso sejam aumentadas.

Visando atender aos alunos da escola pública e privada, A Esquema Pro, oferece seus preços muito abaixo do mercado, para que todos os estudantes de todas as classes sociais, tenham condições de estudar e ingressar na vida acadêmica.

Em novembro de 2020, abrimos as portas da Esquema Pro possibilitando um esquema de vida aos estudantes. Com professores capacitados e engajados para o acesso de todas as classes nas principais universidades!

Hoje, em qualquer horário, tome coragem e se prepare! Ligue, escreva, acesse nossas redes sociais ou site, fale com a Esquema Pro, no esquemapro.com.br ou pelo 16 99741 0984 e embarque nesta nave com a gente!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Estação de estudos 

16 3235-4900

16 99741-0984

Av. Dom Pedro I, 269 
Bairro: Ipiranga 
Ribeirão Preto - SP

Av. Dom Pedro I, 269 
Bairro: Ipiranga 
Ribeirão Preto - SP

  • Instagram
  • Facebook

Contato

© 2020 by Esquema Pro | ENEM | PRÉ VESTIBULAR | ENCCEJA

  • Whatsapp Esquema Pro